A Ilha está a cerca de 190 Km da Nicarágua e a 780 Km da Colômbia. Você deve estar se perguntando agora a razão do território pertencer á Colômbia e não à Nicarágua, né?

Pois a adorada San Andrés é razão de discussões entre os dois países e a Nicarágua tenta, constantemente, incorporar a ilha ao seu território. Porém San Andrés pertence mesmo à Colômbia.

Para entrar na ilha você não precisa de visto, somente do passaporte ou RG com foto identificável. Ah! Importante! Você precisará comprar uma tarjeta turística no valor de 46.800 COP, na própria companhia aérea pela qual vôou. Lembramos que a mesma tarjeta é necessária também para a circulação em Providencia, então, não perca-a ou descarte-a.

A nossa sugestão para a viagem à San Andrés é que você alugue um veículo automotor e circule por cada uma das praias diante do continente, que têm extensas faixas de areia. No caminho, saque sua máquina fotográfica e registre todas as belezas inesquecíveis.

San Andrés é conhecida mundialmente como O LOCAL para a prática de mergulho. De fato. Com águas claras e uma imensa diversidade marinha preservada por uma reserva da biosfera (Seaflower), a região aloca a segunda maior barreira de corais do mundo. Lindo, muito lindo. Você mergulha no mar, porém parece mais estar em outro planeta, rodeado de grandes florestas de corais, com esponjas gigantes e coloridas. É de perder o fôlego.

Existem muitas agências de mergulho na ilha e você pode, inclusive, fazer um curso básico para a prática, que tem duração de 4 dias.

Melhor época para ir: Leitor, a boa notícia é que não há melhor ou pior estações do ano para viajar às ilhas. A temperatura fica entre 25ºC e 27ºC durante todo o ano.

Quanto tempo para conhecer: As queridinhas do Caribe são cosy. Pequeninhinhas. Nós sugerimos cerca de 3 dias em San Andres e 3 dias em Providência. Reserve também meio dia para conhecer Santa Catalina.

$$$$: A nossa moeda é bastante valorizada em relação ao COP (peso colombiano). 1,01 COP é igual a R$0,0012. Isso quer dizer que você poderá fazer uma viagem de marajá! Aproveite para se esbaldar em lagostas e outros frutos do mar.

Tenha cash em mãos: Em muitos locais, principalmente na ilha de Providência, não se aceita cartões de crédito. Porte sempre dinheiro vivo.

Comida Caliente: A comida colombiana é regada de fartura, sabor e cor. Pero es caliente también. Não exagere nas investidas pois seu sistema gastrointestinal pode sofrer.

Como circular pelas ilhas: Você pode alugar motos, bikes, carros e carrinhos de golf por preços mais que atrativos. A nossa dica é que opte por veículos fechados, porque o sol é escaldante durante todo o dia.

Adeque-se, turista: Calçados adequados para andar sem cansar, garrafinha d´água à tiracolo e protetor solar. Sempre e sempre.

Os idiomas: Nas ilhas você poderá treinar o inglês, o espanhol, o ingles criole e língua local que mistura o inglês e o francês. Solte a língua!

Existem vôos que partem direto do Brasil para San Andres.

A rota então é Brasil - San Andres.

Brasil - San Andrés: Três empresas aéreas operam na região, Avianca (com conexão em Bogotá), LAN (com conexão em Lima) e Copa (Com conexão no Panamá). Quem quiser ir via mar, também é possível, porém a oferta de cruzeiros é bastante incomum. Caso opte pela conexão em Bogotá, atente-se ao tempo que terá para embarcar à San Andres. Em muitos casos, com curto intervalo de tempo as longas filas na imigração colombiana, muita gente perde o vôo. E uma dica para o retorno ao Brasil - Embora o aeroporto de San Andres seja pequeno, respeite o período de duas horas de antecedência ao vôo recomendado pelas cias aéreas, já que as filas para o check in e embarque são sempre longas.

Antes de destacar para você, leitor, algumas das que mais gostamos, a gente vai dar logo o RG das praias de San Andrés:
A ilha é conhecida por seu mar de sete cores (Lo mar de los siete colores). As águas da ilha são realmente estonteantes e brindam a gente com seus tons cristalinos entre o verde-claro azul-escuro. Sabe quando dá vontade de chorar de tão lindo? Pois é.

A nossa dica, como dito anteriormente, é alugar um veículo automotor e conhecer todas as praias.

Peatonal: Essa é a praia mais visitada da ilha, que concentra o maior ‘burburinho’,com restaurantes e bares regados a reggae, reggaeton e salsa! Como está mais ao centro da ilha, é também a praia para se visitar sem percorrer grandes distâncias. Como todas as outras praias, a água de Peatonal é límpida e de temperatura amena.

West View: Nesta praia não tem areia, então não é o local para banhos de sol. Mas você encontrará um mar deslumbrante hospedando centenas de espécies de peixinhos coloridos e um enorme trampolim. Em West View, um passeio/mergulho imperdível é o Aquanautas, que feito com um escafandro (capacete de mergulhador), que permite a você, literalmente, caminhar no fundo do mar. Essa praia também é bastante indicada para o mergulho com snorkel.

La Piscinita: Essa não é bem uma praia, mas um pedacinho de mar rodeado de pedras ideal para a prática do snorkel. É o local ideal para quem quer fugir do agito e ficar em contato com a natureza. Para entrar na Piscinita é preciso pagar 2000 COP.

La Piscinita

Cocoplum: Imagine-se caminhando dentro do mar com paradas para mergulhos com snorkel. Essa é Cocoplum, com sua incrível ilhota Rocky Cay. São diversas praias, cada qual com sua cor particular, que enchem o passeio de magia. Alguns pontos da Cocoplum têm areia (esses são bons para banhos de mar e de sol) e outros são cercados de pedra. Ah! Não recomendamos o passeio pelo caminho rochoso da costa, pois há várias imperfeições e falhas nas pedras. Outra dica: compre um calçado flexível de neoprene para caminhar, ou poderá machucar os pés. O snorkel você pode alugar no centro de San Andrés.

Cocoplum

Praias de San Luís: Está na ‘pegada’ de curtir o sol e jacarezar na areia? Para um dia de calmaria, as praias de San Luís são a melhor opção. A única praia de San Luis que tem nome próprio é Sound Bay. Essa tem um trecho de areia fofa e confortável. Uma canga, um guarda sol, uma água de coco e o mar colorido para apreciar.

Rocky Cay: A 3 km de San Luis está Rocky Cay. É uma praia mais distante do centro da ilha, mas com infraestrutura para passar o dia todo. Tem uma cena muito curiosa por lá! Andando para o lado esquerdo pela água, você se deparará com um navio encalhado. Vale a pena visitar!
Foto Tour:

Johnny Cay: Este é um imperdível passeio, a 15 min de San Andres, em que você passará por um aquário onde se pode fazer snorkeling, nadando junto a diversos tipos de peixes. Também, você poderá tirar fotos com as arraias gigantes.

Hoyo Soplador: Esse é um passeio bem legal e passamos por lá para o registro fotográfico. Trata-se de uma formação geológica decorrente da pressão da água do mar, que passa por um buraco no chão, sobrando água e um vento bem forte. É divertido, viu!

Le Castel Blanc Hotel Boutique

O Le Castel Blanc Hotel Boutique, a poucos metros da praia, é o típico Hotel deslumbrante, e que casa, harmoniosamente, com o mar colorido à sua frente. Lindos jardins, piscina, jacuzzi ao ar livre e muita, muita elegância em sua construção toda branca. Além de desfrutar da estrutura de lazer, você ainda pode fazer tratamentos estéticos nas dependências do Hotel.

Serviço:

End - Calle 3 18-71 , 880001 San Andrés, Colômbia

Tel: (+8) 513-091-21/512-4237

Cel: 316-541-5435

http://www.lecastelblanc.com/


Fotos